Quando Jesus foi Adotado

Uma Descoberta em Jerusalém
Em 160 d.e.c., o bispo Melito de Sardes, um cristão de origem judaica, viajou para a região da Judéia, em busca da famosa Igreja de Jerusalém, que teria dado início ao Cristianismo. O que ele encontrou, porém, surpreenderia qualquer cristão, desde os mais ortodoxos aos mais hereges.

Melito encontraria um grupo que ele descreveu como os ‘ebionitas’, uma corruptela do hebraico eviyonim que significa pobres. Eram homens que haviam deixado tudo o que tinham para se dedicar aos ensinamentos de seu Mestre. Um grupo que, posteriormente, os cristãos romanos descreveriam como uma grande heresia.

O Caçador de Hereges
E, como geralmente acontece com todo pensamento heterodoxo, esse grupo não sobreviveu. Seus escritos foram para sempre destruídos e hoje em dia só podem ser encontrados em fragmentos de citações dos autores ortodoxos. As mais importantes delas descritas por Epifânio, na obra Panarion.

Ironicamente, Epifânio havia escrito tal obra para denunciar heresias. No entanto, essa é uma das obras que mais preservou as ideias que viriam a ser combatidas. Se não fosse por Epifânio, nunca conheceríamos obras que posteriormente a nascente Igreja Católica Romana veio a destruir. A fogueira era destino comum, tanto para textos quanto para homens hereges.

A Crença Adocionista
Epifânio descreve que os ebionitas usavam uma versão “mutilada” do Evangelho de Mateus. Provavelmente porque essa obra começava como o Evangelho de Marcos: No ponto em que Jesus era batizado por João Batista. Há quem defenda que essa tenha sido a versão original de Mateus, bem como há quem diga que os ebionitas escreveram sua própria obra baseada em Mateus.

O mais interessante, contudo, é como Epifânio descreve a Cristologia desse grupo, dizendo: “E por essa razão eles dizem que Jesus nasceu da semente do homem, e foi escolhido; e então pela escolha de Deus ele foi chamado Filho de Deus a partir do Cristo que entrou nele de cima, à semelhança de uma pomba.” (Panarion – Seção II – 16:3)

Explicando o Adocionismo
Para o leitor cristãos, habituado ao pensamento tradicional, essa ideia pode parecer estranha. No entanto, ela já foi muito comum no meio cristão, defendida por uma grande quantidade de igrejas primitivas, sobre as quais hoje se sabe muito pouco. É uma teoria conhecida no meio acadêmico como Adocionismo.

Para que o leitor entenda melhor a questão, a visão adocionista parte primeiramente da promessa feita por Deus a Davi, referindo-se a Salomão:

“Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; e, se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens, e com açoites de filhos de homens.” (2 Samuel 7:14)

Nesse momento, entende-se que Deus teria “adotado” Salomão, que passa a ser chamado de “filho de Deus”. Ou seja, o termo é aplicado ao rei de Israel.

Vale também recordar que qualquer líder que fosse conduzir alguém nos caminhos do Senhor recebia dEle o “seu Espírito.” Vemos isso em vários casos ao longo da história de Israel, com Josué (Dt. 34:9), com Saul (1 Sm. 10:10) e com o próprio Davi (1 Sm. 16:14).

Divindade x Espírito de Cristo
Em outras palavras, o Adocionismo entendia que o Messias seria considerado filho de Deus porque nele repousaria o Espírito de Deus. Sua divindade, portanto, não seria no sentido de ter nascido um ser divino, mas de ter se tornado divino porque sobre ele habitaria o Espírito de Deus. Da mesma forma que Moisés foi divino, que Josué foi divino, etc.

Para diferenciar de outras formas de receber o Espírito de Deus – como, por exemplo, Bezalel recebeu para construir os objetos do Tabernáculo, ou como os profetas recebiam – alguns autores passaram a chamar e ideia do Espírito de Deus conduzir o rei de Israel como o “Espírito do Ungido”. Em grego, passaria a se chamar “Espírito de Cristo”.

Em suma: Os ebionitas acreditavam que Jesus não era um homem-deus, mas sim um homem em quem habitava a divindade. Isto é, um homem em quem habitava o Espírito de Cristo.

Epifânio descreve isso, de forma um pouco distorcida, dizendo: “Isso é porque eles afirmam que Jesus é na realidade um homem, como eu disse, mas que Cristo, que desceu na forma de uma pomba, entrou nele – conforme já vimos noutras seitas – e se uniu a ele. Cristo em vem de Deus no alto, mas Jesus é a descendência da semente de um homem e uma mulher.” (Panarion – Seção II – 14:4)

E não é por acaso que Epifânio diz que essa forma de pensamento também era vista noutras seitas. De fato, ele descreve vários outros grupos que criam exatamente da mesma forma.

Uma Obra Banida
Seria mais fácil classificar isso como esquisitice de uma ou mais seitas de judeus-cristãos. Mas, infelizmente a verdade é muito mais profunda e dolorosa do que isso. Essa foi uma ideia extremamente popular, que só foi silenciada pelo poderio político da Igreja Católica, quando o poder eclesiástico se fundiu com o poder político.

Poucos sabem, mas havia uma obra extremamente popular nas igrejas cristãs primitivas, chamada “O Pastor de Hermas”. A teoria mais aceita é que ela tenha sido escrita por Clemente de Roma, ou pelo próprio Hermas, nomeado por Paulo de Tarso na sua Epístola aos Romanos (Rm. 16:14).

Essa obra foi considerada herege em vários concílios promulgados pela nascente Igreja Romana quanto à formação do cânon do que viria a ser conhecido como o Novo Testamento.

Sobre isso, a Enciclopédia Católica New Advent afirma: “Eusébio nos diz que [o Pastor de Hermas] era lido publicamente nas igrejas; e apesar de alguns negarem que ele fosse canônico, outro o consideravam extremamente necessário.”

O Pastor de Hermas chegou a figurar no Novo Testamento da Bíblia Sinaítica Alpeh, do quarto século e era tão popular que chegou a sobreviver por alguns séculos. Ele chega a aparecer até no Códice Claromontano, um manuscrito do Novo Testamento em grego e em latim, do século 6 d.e.c..

O Trecho Herege
É bem possível que o Pastor de Hermas tenha sido considerado extremamente necessário porque é o documento cristão primitivo que fala mais abertamente sobre o Adocionismo, o mesmo encontrado entre os ebionitas de Jerusalém.

Em dado trecho, o Pastor de Hermas diz o seguinte:

“O Santo Espírito pré-existente, que criou toda a criação, Deus fez habitar na carne que Ele desejou. Essa carne, portanto, na qual o Espírito Santo habitou, era sujeita ao Espírito, andando de maneira honrada em santidade e pureza, sem de forma alguma profanar o Espírito.

Quando então ela viveu em pureza, e operou com o Espírito, e colaborou com ele em todas as coisas, comportando-se de forma ousada e com bravura, Ele a escolheu por parceira do Espírito Santo; pois a carreira dessa carne agradou [o Senhor], vendo que, possuindo o Espírito Santo, não se contaminou sobre a terra.” (O Pastor de Hermas – Quinta Parábola – 6:6)

O texto é bastante claro. A Cristologia, portanto, dessas igrejas era a de que Jesus era um homem comum, em quem teria habitado o Espírito de Deus. E seria esse Espírito de Deus habitando em Jesus que seria divino, e não a pessoa de Jesus em si.

Herege e Quase Judaico?
É mais fácil compreender porque a seita dos ebionitas, encontrada por Melito em Jerusalém, acreditava dessa forma. Seria impossível para um judeu conceber a ideia da Trindade, ou de Jesus ser uma divindade. Se a identidade do Messias já foi fator de grande contenda em Israel ao longo da história, como revelam as histórias de Jesus, Bar Kokhba e Shabetai Sevi, imagine a questão de mexer no entendimento da divindade.

E, contrariando o dogma trinitário, o Pastor de Hermas traz: “E tudo isso o pastor, o anjo do arrependimento, me ordenou a escrever: Primeiro de tudo, creia que Deus é Um; Aquele que criou todas as coisas e as colocou em ordem, e trouxe todas as coisas da não-existência à existência; Quem compreende todas as coisas, sendo ele próprio incompreensível.

Crê nEle, portanto, e teme-O, e nesse temor seja firme. Guarda estas coisas, e tu lançaras para longe de ti toda iniquidade e te revestirás de toda excelência de retidão e viverás para Deus, se cumprires este mandamento.” (O Pastor de Hermas – Quinta Visão 5:7 a Primeiro Mandamento 1:1)

Esse trecho da obra poderia facilmente fazer parte de um tratado judaico sobre o Monoteísmo e talvez reflita um tempo anterior, em que o Cristianismo ainda estava mais arraigado nas raízes da religião de onde saiu.

Vitória Teológica… ou Política?
Certamente para quem é cristão, essa visão seria considerada uma grande heresia. Porém, frequentemente, heresia e ortodoxia são definidos não por quem tem a teoria mais provável, mas sim por quem tem maior poder político.

Se os proponentes do Pastor de Hermas tivessem conseguido mantê-lo no cânon do Novo Testamento, ou se sua Cristologia tivesse saído vitoriosa nos inúmeros concílios da Igreja Católica, provavelmente você que é cristão seria adocionista. E talvez jamais viesse a ouvir sobre a doutrina da Trindade, ou mesmo outras formas que teorias que tenham surgido.

Conclusão Herege
O autor herege deste artigo é judeu e não cristão. Como não professa fé em Jesus, não se sente no direito de arbitrar sobre questões cristãs. O que foi aqui apresentado, portanto, tem como objetivo resgatar a história de um grupo cujas crenças foram literalmente banidas da fé cristã, nos primeiros séculos da Igreja Católica.

Se, contudo, o Adocionismo for mesmo o dogma mais antigo como sugere a maioria dos historiadores não-religiosos, o que não podemos (nem pretendemos) afirmar com certeza absoluta, isso traz toda uma diferença na maneira como os textos cristãos seriam lidos.

Hoje em dia, um adocionista não seria morto, nem teria suas Escrituras queimadas. Porém, talvez ainda sofresse bastante perseguição ideológica numa igreja, como todo herege costuma sofrer.

Mesmo se você for um cristão de linha mais ortodoxa, conhecer a própria história é sempre importante, bem como talvez admitir uma maior pluralidade de pensamentos, pois as coisas só parecem lineares quando alguém apagar os discordantes de sua própria história.

Bibliografia
MENZIES, Allan (org.) Ante-Nicene Fathers Volume 8: Melito, The Philosopher. Michigan, Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1911

Charles H. Hoole. The Shepherd of Hermas. London: Rivingtons, 1870.

Frank Williams. The Panarion of Epiphanius of Salamis: Book I (Sects 1-46). Leiden: Brill, 2009.

Joseph Barber Lightfoot. The Shepherd of Hermas. Amazon Digital Services, 2010.

Montague Rhodes James. The Apocryphal New Testament: being the Apocryphal Gospels, Acts, Epistles and Apocalypses. Oxford: Clarendon Press, 1924.

Catholic Encyclopedia: Hermas. Edição de 1917. Disponível em <http://www.newadvent.org/cathen/07268b.htm>

Felipe Moura

Felipe Moura

Felipe Moura é judeu, teólogo, herege e não se responsabiliza pelo destino da sua alma se você ler as informações contidas neste site.

Os textos postados aqui no Portal O Herege visam levar conhecimento de conteúdo histórico e não necessariamente expressam a visão de mundo ou as crenças do autor.

5 thoughts on “Quando Jesus foi Adotado”

  1. Achei muito interessante! Não tinha conhecimento sobre Adocionismo como possível dogma mais antigo.

    Excelente matéria.

  2. Muito bom !! Nunca soube dessa história mas muito importante para aqueles q desejam se firmar na Unicidade do Eterno não deixando dúvidas …

  3. É impressionante ao longo da História o homem sempre querer usar de divindades para dominar nações, ou seja, o próprio querer acima de tudo. Obrigado pelas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *