Sobre o Portal

Como diz o provérbio popular: A história é sempre contada pelos vencedores.

No caso das religiões, os vencedores são os pontos de vista que se tornaram populares. Seja porque fazem mais sentido, porque são mais atraentes ou mesmo por causa de uma vitória política dessa ou daquela escola de pensamento.

E, normalmente, as doutrinas, pensamentos e até escrituras dos vencidos acabam relegados ao esquecimento. Quando muito, são lembradas apenas nas teses acadêmicas, trancadas nos castelos das universidades. Nem sempre populares, mas sempre controversas.

A proposta do Portal “O Herege” será tornar essas histórias conhecidas do público. Não porque elas sejam verdade ou mentira. Não porque cremos ou deixamos de crer nesse ou naquele ponto. Mas porque os vencidos também precisam ter voz.

Este site contará o outro lado de diversas visões de mundo judaicas e cristãs, com o objetivo de provocar o leitor a pensar. Estariam os vencidos certos ou errados? O que eles diziam, procede ou não? Será que ajudam, ou não, a explicar o que as religiões se tornaram.

Bem-vindo ao domínio do conhecimento, dos fatos e da intelectualidade. E ao pior pesadelo dos radicais fundamentalistas.